top of page

Quais problemas a falta de dentes pode causar?



A falta de dentes é uma condição que afeta muitas pessoas em todo o mundo e os problemas que isso pode causar são inúmeros, tanto em jovens quanto em idosos.


Conforme a Pesquisa Nacional de Saúde (PNA) feita pelo IBGE em 2013, a pedido do Ministério da Saúde, cerca de 40% da população acima de 60 anos já perdeu todos os dentes.


É importante conhecer as principais causas dessa condição para evitar ou tratar problemas bucais e preservar a saúde dental. Confira mais neste artigo completo.


As principais causas da falta de dentes


Existem diversas causas que podem levar à perda de dentes, sendo as mais comuns:


Má higiene bucal


A falta de escovação e uso do fio dental regularmente pode levar ao acúmulo de placa bacteriana e tártaro nos dentes.


Essas substâncias acabam deteriorando o dente, levando à cárie e outros problemas bucais que podem gerar à perda dentária.


Cárie dentária


A cárie é causada pela ação de bactérias que vivem naturalmente na boca e se alimentam dos açúcares presentes na alimentação. Essas bactérias produzem ácidos que corroem a camada externa que protege o dente.


Com o tempo, o ácido pode penetrar no dente e atingir a polpa dentária. Essa inflamação, além de causar dor e desconforto, se não for tratada a tempo, pode levar à perda do dente.


Doença periodontal


A gengivite é uma inflamação na gengiva, causada pelo acúmulo de placa bacteriana. Se não tratada, pode evoluir para a periodontite, que é uma infecção nos tecidos de suporte do dente.


Essa condição pode levar à reabsorção óssea, afrouxamento dos dentes e até mesmo à perda dentária.


Traumas


O trauma físico também é uma causa comum da perda de dentes. Quedas, acidentes de carro, pancadas na boca e em outros locais da cabeça podem levar à perda de um ou mais dentes.


Nesse caso, é essencial procurar ajuda médica imediatamente após o trauma para avaliar a extensão dos danos e determinar a melhor forma de tratamento.


Quais problemas a falta de dentes pode causar?


Dificuldade em mastigar alimentos


A falta de dentes pode dificultar a mastigação adequada dos alimentos, levando a uma dieta limitada e deficiente em nutrientes essenciais.


Problemas de digestão


Como a mastigação é o primeiro passo na digestão, a falta de dentes pode afetar a digestão adequada dos alimentos, causando problemas gastrointestinais, como indigestão, azia e constipação.


Problemas na fala


Essa condição, muitas vezes, afeta a fala, isso porque os dentes são essenciais para a pronúncia correta das palavras.


Dificuldade em manter uma boa higiene bucal


Dificuldade em realizar a correta a escovação e o uso do fio dental também são alguns dos problemas que podem aumentar o risco de cáries, doenças gengivais e outras condições bucais.


Problemas psicológicos e sociais


Além de todos os problemas, a falta de dentes tem uma grande influência na autoestima e a confiança, levando até à problemas emocionais.


Quais são os tratamentos para a falta de dentes?


A prevenção é sempre a melhor forma de tratamento contra a perda dentária. Algumas das estratégias de prevenção incluem a educação do paciente sobre a importância dos cuidados diários com a saúde bucal e as visitas regulares ao dentista.


No entanto, em casos em que a busca por ajuda foi tardia e o paciente já perdeu um ou mais dentes, alguns tratamentos podem ser recomendados.


- Implantes dentários, que são raízes dentárias artificiais que se anexam à mandíbula para garantir dentes de substituição;

- Próteses parciais, que conseguem preencher os espaços pela falta de dentes e impedir que os remanescentes se movimentem.


Se você deseja realizar uma avaliação e conhecer a nossa equipe de especialistas em implantodontia, entre em contato conosco.



Comments


bottom of page