top of page

O que causa o mau hálito e como tratá-lo?



O mau hálito além de desagradável, pode caracterizar problemas mais sérios, por isso é essencial entender a causa.


Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a halitose, popularmente conhecida como mau hálito, em geral é um problema de saúde com consequências sociais e econômicas e atinge aproximadamente 40% da população mundial.


Felizmente, existem várias formas de tratar essa alteração para manter a boca limpa e saudável. Continue lendo o nosso artigo se você deseja saber o que causa o mau hálito e como tratá-lo.


O que causa mau hálito?


O mau hálito é um odor desagradável na boca, geralmente sentido quando exalado o ar. Existem diversas causas para esse problema, listamos algumas delas abaixo, confira!


Bactérias


A halitose pode ocorrer a qualquer momento devido às centenas de bactérias que vivem naturalmente na boca, mas principalmente após a alimentação, pois as bactérias se alimentam dos restos deixados na boca, causando um odor desagradável.


Geralmente, esse problema também é causado por um acúmulo de bactérias na língua que faz com que a superfície dela fique branca, amarelada, marrom ou cinza.


Se a limpeza dos dentes e da língua forem realizadas corretamente, a chance de conseguir um hálito fresco e evitar a halitose, é grande.


Consumo de alguns alimentos


Determinados alimentos podem provocar o mau hálito pelo fato de favorecer a formação de enxofre no corpo, como o brócolis, couve galega e couve-flor.


Há também alguns ingredientes que favorecem o mau hálito pelo seu forte odor e ao serem mastigados, podem permanecer na boca por horas, que é o caso do alho e da cebola.


Tabagismo


Fumar cigarros ou outros produtos de tabaco provoca o mau hálito, além de aumentar o risco de vários problemas de saúde, como o câncer de boca.


Esse hábito reduz a capacidade de saborear os alimentos e irrita o tecido gengival. Como fumar afeta o olfato, os fumantes podem não conseguir perceber o mau odor em sua boca.


Boca seca


Se a boca não estiver produzindo saliva suficiente, pode provocar o mau hálito. Isso acontece por a saliva ser importante para umedecer a boca o tempo todo e limpá-la.


Quando a boca fica seca, as partículas de alimentos acabam ficando e a região não é limpa tanto quanto deveria.


Higiene bucal inadequada e doença periodontal


Quando hábitos como escovar os dentes, passar fio dental e limpar a língua são deixados de lado, a decomposição bacteriana dos alimentos que ficaram na boca pode causar mau hálito e doença periodontal.


Para aqueles que utilizam próteses ou aparelhos ortodônticos, é necessário limpá-los regularmente. Trocar a escova a cada 3 meses ou conforme a recomendação do dentista também é necessário para manter uma boa saúde bucal e consequentemente, um bom hálito.


Condições médicas


Algumas condições médicas podem resultar em mau hálito, como infecções respiratórias, refluxo gástrico, diabete, inflamação nos seios nasais, nos pulmões ou na garganta. Nesses casos, é necessário consultar o médico.



Como tratar o mau hálito?


Os cuidados mais importantes que podem ser realizados em casa são:

- escovar os dentes regularmente; - usar fio dental; - e limpar a língua depois das refeições. Além disso, o dentista pode recomendar um creme dental e enxaguante bucal específico para evitar a produção de maus odores.


Abandonar o hábito de fumar também é uma opção para aqueles que o fazem, já que pode melhorar o hálito e a qualidade de vida.


Realizar exames regulares e consultas com o dentista permite que ele identifique qualquer problema na saúde bucal e determine os melhores cuidados.


Se mesmo adotando as medidas de higiene esse problema persistir, é hora de procurar a ajuda de um dentista. Para isso, entre em contato com a nossa equipe multidisciplinar e agenda a sua consulta.

bottom of page