top of page

Como fumar pode afetar a saúde bucal?



O hábito de fumar é uma ameaça para o bem-estar e pode causar diversas doenças, e a saúde bucal não é exceção.


Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), a fumaça do tabaco contém mais de 4.000 produtos químicos conhecidos, muitos dos quais são prejudiciais, sendo que pelo menos 40 podem causar câncer.


Mas você sabe por que fumar faz mal para os dentes e o que pode causar na saúde bucal? Confira neste artigo tudo o que você precisa saber sobre o tabagismo e saúde.


Mau hálito


Um dos principais efeitos do tabagismo para a saúde bucal é a halitose. Ela acontece pelo aparecimento de cáries e o ressecamento da boca.


São milhares de produtos químicos que passam pela boca quando uma pessoa fuma e como o ressecamento proveniente da fumaça inibe a produção de saliva, algumas das substâncias ingeridas permanecem na boca. Quando digeridas, elas liberam odores responsáveis pelo mau hálito.


Doença periodontal (gengiva)


Outro problema bucal que pode ser causado pelo tabagismo é a doença periodontal, conhecida também como gengivite.


Ela é uma infecção da gengiva e dos ossos ao redor dos dentes, causada pelo acúmulo de bactérias prejudiciais e que podem levar à perda do dente. Além disso, fumantes são duas vezes mais propensos a desenvolver doença periodontal do que não fumantes.


O tabagismo dificulta a cicatrização da gengiva, além de reduzir a imunidade e se não for tratada adequadamente, esse tipo de inflamação também pode causar câncer bucal.


Dentes amarelados


A estética é outro efeito do tabagismo na saúde da boca. O alcatrão presente no cigarro mancha os dentes, tornando-os mais escuros e amarelos.


A nicotina também estimula a produção de melanina, que causa manchas marrons, principalmente nas gengivas.


Câncer na boca


O câncer na boca pode ser uma consequência ainda mais grave do tabagismo. As substâncias presentes no tabaco podem acelerar o crescimento de células na boca e aumentar o risco da doença.


De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto de Efetividade Clínica e Sanitária, o tabagismo causa 25.683 mortes anuais somente de cânceres, exceto câncer de pulmão.


Esta doença é muito perigosa, principalmente porque não é facilmente detectável em seus estágios iniciais. Os sinais de câncer bucal incluem:


• dificuldade de mastigar ou engolir;

• manchas brancas ou vermelhas na boca;

• mudança na voz;

• inchaços ou caroços nas bochechas;

• feridas que sangram facilmente;

• e entre outros.


Cuidados essenciais


A nicotina no tabaco é uma substância que causa dependência extrema e assim parar de fumar não é fácil. No entanto, evitar esse hábito é um passo importante para melhorar a saúde em geral.


Manter a boca e os dentes limpos é um incentivo para buscar qualidade de vida e a saúde.


Portanto, escovar os dentes com creme dental com flúor, usar o fio dental, limpar a língua adequadamente e realizar visitas regulares ao odontologista são hábitos essenciais para prevenir cáries e doenças periodontais.



Agora que você entendeu os danos que o hábito de fumar proporcionam para a saúde bucal, lembre-se que nunca é tarde demais para iniciar o processo de viver um estilo de vida melhor e mais saudável.


Em nossa clínica, possuímos uma equipe com periodontistas especializados para oferecer o que há de melhor em seu tratamento. Para agendar a sua consulta, entre em contato conosco.




Comments


bottom of page