top of page

Tudo o que você precisa saber sobre harmonização orofacial



A harmonização orofacial é um conjunto de procedimentos que visam alcançar o equilíbrio estético e funcional da face.


Quando realizada de forma correta, pode trazer resultados muito satisfatórios, melhorando a autoestima e a qualidade de vida.


Neste artigo, vamos abordar tudo o que você precisa saber sobre harmonização orofacial, desde os procedimentos mais comuns até os cuidados pós-operatórios.


O que é a harmonização orofacial?


A harmonização orofacial é um conjunto de procedimentos estéticos e funcionais que buscam equilibrar e melhorar a aparência facial e bucal de uma pessoa.


É possível reduzir os sinais do tempo, fazer a reposição do volume, realizar o tratamento preventivo de sinais e a correção de rugas dinâmicas, promovendo o rejuvenescimento facial.


O objetivo principal da harmonização orofacial é proporcionar uma melhora na estética facial, realçando os traços naturais da pessoa, melhorando o contorno da face e suavizando linhas de expressão.


Além disso, ela também pode ajudar na melhora da função mastigatória, respiratória e na correção de problemas de fala.


O procedimento é realizado por um profissional especializado em harmonização orofacial, que avalia as necessidades e expectativas do paciente e desenvolve um plano de tratamento personalizado.


No ano de 2019, a harmonização orofacial foi reconhecida como uma especialidade dentro da odontologia pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO).


Segundo a Resolução-CFO-198/2019, que regulamenta a atuação dos profissionais da odontologia no Brasil, o cirurgião dentista possui a expertise necessária para realizar os procedimentos de harmonização orofacial, uma vez que possuam conhecimentos específicos sobre a anatomia e fisiologia da face.


Quais são as técnicas utilizadas?


Existem diversos métodos para a harmonização orofacial. Dentre as técnicas mais utilizadas destacam-se:


Quais fatores podem influenciar o tempo de tratamento?


Existem diversos fatores que podem influenciar no tempo de tratamento do aparelho ortodôntico, incluindo:


Toxina botulínica


A toxina botulínica, popularmente conhecida como Botox, é uma técnica utilizada na harmonização orofacial para suavizar rugas e linhas de expressão, além de tratar algumas condições funcionais como o bruxismo e o sorriso gengival.


Ele age bloqueando temporariamente a contração dos músculos faciais, reduzindo a formação de rugas dinâmicas, aquelas que aparecem com a movimentação facial.


Na região da boca, a toxina pode ser aplicada para reduzir as rugas ao redor dos lábios e corrigir assimetrias faciais.


O procedimento é rápido e não causa dores e o seu efeito pode durar de 4 a 6 meses, sendo necessário passar por uma reavaliação após 15 dias.


Bichectomia


A bichectomia consiste na remoção das bolsas de gordura presentes nas bochechas, chamadas de bolas de Bichat.


O procedimento é rápido, dura cerca de 30 minutos a 1 hora, e o paciente pode retornar para casa no mesmo dia, com as recomendações de repouso e cuidados pós-operatórios.


Os resultados da bichectomia são permanentes, pois as bolas de Bichat não se regeneram. Ele traz mais harmonia entre o rosto e o sorriso, afinando a face.


Ácido hialurônico


O ácido hialurônico é uma substância naturalmente presente no organismo humano, e é muito utilizado na harmonização orofacial como preenchedor.


Seja para restaurar o volume de áreas que tenham perdido colágeno ou gordura com o tempo, como o rosto, lábios, queixo, sulcos e olheiras.


O procedimento é realizado com uma injeção da substância na área a ser tratada, e é rápido e simples.


Antes da aplicação, é feita a avaliação do paciente e a escolha do tipo de ácido hialurônico mais adequado para cada caso, levando em consideração a quantidade necessária e a profundidade em que o produto deve ser aplicado.


Os efeitos do preenchimento com ácido hialurônico duram de 6 a 18 meses, dependendo do tipo de produto utilizado, do metabolismo do paciente e da região tratada.


Fios de sustentação


Essa é uma técnica que consiste na inserção de fios absorvíveis na pele para criar um efeito de levantamento imediato e duradouro, além de estimular a produção de colágeno na região tratada.


Os fios de sustentação podem ser utilizados em diferentes regiões do rosto, como sobrancelhas, bochechas, mandíbula e pescoço.


Ele é rápido, dura cerca de 30 minutos a 1 hora, e o paciente pode retornar para casa no mesmo dia, com as recomendações de repouso e cuidados pós-operatórios.


Os resultados são imediatos e podem durar de 6 meses a 2 anos, dependendo do tipo de fio utilizado e do metabolismo do paciente.


Quais os cuidados necessários após o procedimento?


Os procedimentos estéticos que fazem parte da harmonização orofacial exigem alguns cuidados, tais como:


- evitar a exposição direta ao sol, principalmente nas áreas tratadas;

- utilizar filtro solar no rosto diariamente, com reaplicação;

- evitar esforço físico intenso;

- em caso de irritação ou inchaço no local, fazer compressas frias com água ou gelo, evitando o uso de compressas quentes;

- utilizar somente os cosméticos e medicamentos recomendados;

- e realizar o acompanhamento com o profissional responsável para garantir o sucesso e a satisfação.


Se você deseja saber mais sobre esse procedimento e realizar uma avaliação com a nossa equipe de especialistas na área, entre em contato conosco.


Comments


bottom of page