top of page

Sensibilidade nos dentes: o que fazer?


Os dentes devem desempenhar a função mastigatória sem desconfortos ao longo da vida, mas podem ocorrer algumas condições que atrapalham e causam sensibilidade nos dentes.


A dor momentânea com sensação de pontada, também conhecida como sensibilidade acontece com muita frequência e ocorre devido à exposição da dentina, o tecido que faz parte dos dentes.


E em situações como essa, o que fazer? Continue a leitura desse artigo e saiba mais sobre os sintomas, os fatores que causam a sensibilidade nos dentes e os tratamentos disponíveis. Boa leitura!


Fatores que podem causar sensibilidade nos dentes


A sensibilidade nos dentes afeta 57% da população adulta e existem diversas causas que podem desencadear esse problema, e a principal é o desgaste do esmalte dos dentes, conhecido também como erosão dentária.


Esse desgaste excessivo pode fazer com que a área fique exposta e assim surgir a sensação da sensibilidade, além de outras condições mais graves.


De problemas bucais ao bruxismo, existem muitas razões pelas quais os dentes podem se tornar sensíveis. Conheça os principais:


• problemas na saúde bucal;

• escovação incorreta;

• alimentos e bebidas ácidas;

• bruxismo;

• creme dental abrasivo;

• e refluxo gastroesofágico.


Sintomas de sensibilidade nos dentes


Os problemas de dentes sensíveis são fáceis de reconhecer, pois causam sintomas muito específicos. Conheça cada um deles abaixo.


Sensação de pontada: pessoas com dentes sensíveis podem sentir pontadas na região mais afetada pelo problema. Esse tipo de reação pode ser notada ao ingerir certas bebidas ou alimentos, mas também ocorre quando os dentes sensíveis entram em contato com o ar.


Dor ao se alimentar: as pessoas com este problema apresentam sintomas dolorosos principalmente quando bebem algo gelado ou alimentos quentes e frios. No entanto, alimentos doces, azedos e ácidos também podem estimular essa condição.


Desconforto ao escovar os dentes: esse é um sintoma de dente sensível pois pode causar doenças bucais, como a cárie, tártaro e inflamação da gengiva. Isso acontece porque para evitar o desconforto, o paciente acaba reduzindo o tempo de escovação.


Dificuldade para mastigar: Isso acontece sobretudo em alimentos mais duros e exige maior esforço dos dentes para mastigar.


Tratamentos para sensibilidade nos dentes


Depois de entender por que seus dentes são sensíveis, é importante procurar ajuda odontológica para discutir o tratamento mais adequado.


Caso a sensibilidade dentária seja causada por cáries ou periodontite, o dentista pode realizar o tratamento mais indicado para os problemas.


No entanto, se a causa for a exposição da dentina, várias etapas são necessárias tanto no consultório quanto em casa para tratar a sensibilidade:


• aplicação de verniz de flúor nas áreas expostas é uma boa opção, pois ajuda a mineralizar o esmalte e a proteger a dentina de novos ataques;


• um fixador, material para fixação da restauração, é aplicado para impermeabilizar a superfície dentina para suportar o estímulo que causa a sensibilidade;


• a aplicação de espuma ou gel de flúor é outro método destinado para as áreas mais sensíveis do dente, é um procedimento realizado por um dentista com experiência e conhecimento nesta área.


• e aplicação de laser é um novo tratamento para sensibilidade que trata-se de um laser de baixa frequência ​​que evita que o calor gerado danifique a estrutura do dente.



Somente o dentista pode visualizar a causa do aparecimento de dentes sensíveis e o principal tratamento indicado. Por isso, se você identificou alguns desses sintomas, entre em contato com os nossos atendentes e agende a sua avaliação com a nossa equipe de especialistas para ter um diagnóstico correto.


bottom of page