Quais são os pontos positivos e observações importantes do implante dentário?

Atualizado: 24 de jun.


Perder um dente nunca é uma situação boa. Felizmente, a odontologia evoluiu e hoje é possível substituir os dentes de forma eficaz e segura por meio do implante dentário.


Ele é um tratamento que consiste em instalar, cirurgicamente, uma estrutura de titânio na área do tecido ósseo, que fica na gengiva.


Neste artigo, iremos abordar alguns pontos positivos e observações importantes do implante dentário, que devolve não só o sorriso, mas a funcionalidade dos dentes e a qualidade de vida. Boa leitura!


Pontos positivos do implante dentário

Moderno e com excelentes resultados, os implantes dentários são colocados cerca de 800 mil unidades por ano no Brasil, segundo a Associação Brasileira da Indústria Médica, Odontológica e Hospitalar. Confira alguns pontos positivos dessa intervenção.


Melhora a digestão e a função mastigatória

Restaurar a mastigação é o maior benefício do implante dentário. O procedimento permite que o paciente use todos os dentes e mova toda a mandíbula para se alimentar. O efeito da prótese sobre implante é muito semelhante ao dos dentes naturais, tornando a alimentação mais confortável e eficaz.


Tem altas taxas de sucesso e durabilidade

Além de ser uma técnica muito segura, o implante dentário possui uma taxa de sucesso muito alta: cerca de 99,5%, é confortável, confiável e tem previsibilidade. Para melhorar ainda mais, ele pode durar a vida toda desde que seja realizado por profissionais qualificados e que o paciente siga todas as orientações e cuidados.


Implante dentário: uma técnica segura e praticamente indolor

Hoje, colocar um implante não é mais sinônimo de sofrimento. Essa técnica é praticamente indolor e realizada sob anestesia local, garantindo maior conforto. O melhor de tudo é que a cirurgia de implante dentário é muito segura e o pós-operatório normalmente ocorre sem problemas, desde que o paciente siga corretamente as orientações do pós-operatório.


A técnica melhora a fala e a comunicação do paciente

A falta de dentes pode interferir na fala e na fonética das palavras. Há também casos em que as próteses removíveis dificultam a pronúncia, e podem até se mover. Uma das vantagens dos implantes dentários é a segurança ao falar em público, já que com a arcada dentária completa, é possível pronunciar as palavras com mais clareza.


Melhora a estética da boca e a autoestima

Um belo sorriso muda a vida de uma pessoa e oferece mais confiança. A mudança na aparência do rosto, dos dentes e da boca faz toda a diferença. Os implantes dentários não restauram apenas a função completa dos dentes, mas também os sorrisos, felicidade e autoestima.


Observações importantes sobre o implante dentário

A melhor opção de tratamento para restaurar o sorriso, sem dúvidas, é o implante dentário. No entanto, já que estamos falando de uma cirurgia, é importante deixar claro que existem alguns pontos importantes a serem abordados associados ao procedimento.


Tratamento mais longo e riscos

O tratamento para a colocação do implante dentário pode demorar de 4 a 6 meses, já que um período de cicatrização é necessário antes que a prótese seja colocada.


Os riscos podem ser evitados já que muito depende do paciente, adotando as recomendações pós-procedimento e enquanto espera a regeneração óssea.


Preço mais elevado

No equilíbrio entre o custo dos implantes dentários com um bom especialista em implantes e o resultado final, é certo que, a longo prazo, os benefícios de uma boa opção serão evitar dores de cabeça, regredir e perder dinheiro com soluções de curto prazo.


Como você pôde perceber, as vantagens em realizar o implante dentário são muito maiores que suas desvantagens, pois esse procedimento devolve não só o sorriso, mas a funcionalidade da boca e a autoestima.


Para saber mais sobre os benefícios do implante dentário, conhecer os tipos e técnicas disponíveis e verificar se essa é a solução ideal para o seu caso, entre em contato com as nossas atendentes e agende sua avaliação.