top of page

Quais os impactos do álcool na saúde bucal?



O consumo de bebidas alcoólicas pode gerar diversos problemas para todo o corpo, e com a saúde bucal não é diferente.


Você sabia que esse hábito pode causar cáries, mau hálito, manchas nos dentes e até mesmo câncer bucal?


Segundo o INCA, Instituto Nacional de Câncer, alguns estudos indicam que consumir bebidas alcoólicas aumenta o risco de desenvolver diferentes tipos de câncer, como na boca, faringe, laringe, esôfago, estômago, fígado, intestino e mama.


Neste artigo, falaremos sobre como essa substância age, quais os seus impactos e como prevenir maiores problemas. Continue lendo para entender.


Como o álcool age na saúde bucal?


A boca possui um ambiente composto por um nível de acidez controlado pelo organismo e bactérias que beneficiam a saúde e protegem os dentes. Algumas propriedades presentes no álcool podem gerar um desequilíbrio dessa acidez ou das bactérias presentes na boca.


O aumento da acidez causado pela maioria das bebidas alcoólicas provoca perda de cálcio e enfraquece o esmalte dental.


O açúcar fornece um ambiente mais favorável para o crescimento de microrganismos, formando a placa bacteriana. Sendo assim, bebidas adocicadas, como os licores, estimulam o desenvolvimento dessas bactérias.


A saliva é responsável por equilibrar a acidez da boca, e o fato de o álcool ser diurético e desidratar a região bucal, pode inibir o efeito protetor desse fluido.


Quais os impactos do álcool para a saúde bucal?


Mau hálito


Esse sintoma ocorre porque o álcool reduz a produção de saliva e desidrata a boca. Isso cria um ambiente propício para o crescimento de bactérias que causam cáries, doenças das gengivas e maus odores.


Cáries


Quando ingeridas bebidas alcoólicas ricas em açúcar, a possibilidade do desenvolvimento de placa aumenta. As bactérias se alimentam do açúcar e liberam um ácido que contribui para a formação de cáries dentárias.


Manchas nos dentes


Alguns tipos de drinques alcoólicos contêm excesso de pigmentos, como o vinho tinto. Esses pigmentos podem manchar os dentes, deixar o sorriso amarelo e desgastar o esmalte.


Risco de câncer de boca


O consumo excessivo de álcool é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de câncer bucal. Isso ocorre porque, com a redução da saliva, essa proteção natural é perdida, tornando a boca mais frágil.


Além disso, quando o corpo metaboliza o álcool, produz uma substância chamada acetaldeído, conhecida por provocar a formação de tumores.


Quais os cuidados a serem tomados?


Para prevenir ou reduzir o potencial de problemas na saúde bucal devido às bebidas alcoólicas, é necessário reduzir o consumo, especialmente quando tem o costume de beber diariamente.


Embora seja verdade que as bebidas alcoólicas são prejudiciais à saúde, é possível consumi-las com moderação, cuidando não só da saúde, mas também do sorriso e da boca.

Separamos algumas dicas que podem ajudar a manter o sorriso em dia:


• Se hidratar após o consumo de bebidas alcoólicas.

• Realizar o enxágue da boca e beber água entre as bebidas.

• Fazer a higienização da boca, quando possível.

Consumir bebidas com cubos de gelo, que ajuda a diminuir a acidez.

• Mascar chicletes sem açúcar após consumir álcool ajuda na produção de saliva.

• Utilizar canudos, auxilia os componentes ácidos a não passarem pelos dentes.

• Consumir alimentos ricos em cálcio para fortalecer os dentes.

• Beber com moderação.


Agora que você já conhece os impactos do álcool para a sua boca, leia o nosso artigo sobre “Como fumar pode afetar a saúde bucal?”.


Caso você tenha alguma dúvida ou apresente algum dos sintomas mencionados neste artigo, entre em contato e marque uma consulta com os nossos especialistas.





Yorumlar


bottom of page