Medo de dentista: como superar?


O medo de dentista, também conhecido como ansiedade odontológica ou odontofobia, é um problema muito maior do que parece à primeira vista.


Ele está presente em uma parcela significativa da população e desestimula as pessoas a irem à consulta mesmo que precisem de tratamento.


Mas a pergunta é: como superar o medo de dentista? A boa notícia é que existem maneiras de lidar com esse problema e tornar a experiência mais leve. Confira nosso artigo até o fim e descubra.


Por que temos medo de dentista?

O medo não é sinal de fraqueza ou covardia. Muito pelo contrário, ele é uma resposta involuntária e natural que as pessoas vivem em momentos diferentes de suas vidas.


No entanto, o medo pode ser desproporcional e prejudicial em algumas situações. Quando este é o caso, a mente acaba vendo situações mais ameaçadoras do que realmente são.


Como vencer esse medo?

Se você é aquela pessoa que tem medo de dentista e estremece em pensar na consulta, entenda que muitos pacientes sofrem com esse problema. Listamos algumas dicas que podem ajudar a superar essa dificuldade.


Descubra o que te faz ficar inseguro

Encontrar a causa de todo esse medo é a chave para consertar a situação e investir em ações para reverter isso.


Seja o barulho do motor, trauma de infância, medo da anestesia ou algum outro ponto de estresse, pensar e refletir sobre o que causa tanta apreensão ao visitar o dentista é o primeiro passo para agir.


Tire todas as suas dúvidas

Durante a avaliação ou consulta, o ideal é conversar com o dentista, falar sobre os medos e tirar todas as dúvidas que tem em mente sobre os procedimentos.


Saber mais sobre o procedimento, passo a passo e possíveis consequências ajudará a encarar a realidade de forma mais racional.


Entenda a importância de ir ao dentista

Ter em mente o quanto é importante ter dentes saudáveis ​​para o funcionamento normal do corpo e autoestima é fundamental para se manter comprometido com o tratamento até o final.


Atrasar regularmente uma consulta de rotina pode piorar problemas simples, levando até mesmo à perda de dentes. Deve-se ter sempre em mente que a prevenção é a melhor forma de evitar tratamentos mais complexos.


Conheça o Óxido Nitroso

Um ótimo exemplo de solução para amenizar o medo de procedimentos odontológicos é o uso do óxido nitroso.

Ele auxilia no relaxamento durante o procedimento, diminuindo a ansiedade, o medo e até a sensibilidade à anestesia. Seu efeito relaxante é rápido e seguro à saúde, ou seja, é a opção ideal para quem tem medo de dentista. O óxido nitroso pode ser indicado para todos os pacientes e procedimentos, não apenas em cirurgias. Escolha profissionais capacitados Ser atendido por um profissional de referência aumenta a segurança no procedimento a ser feito. Clínicas respeitáveis mantêm esse título porque possui clientes satisfeitos que estão comprometidos com o tratamento e continuam frequentando a clínica. Contar com o apoio e a ajuda de um profissional capacitado e pronto para o desafio fará toda a diferença. Isso porque ele entende seus medos, mas, ao mesmo tempo, consegue transmitir a segurança que precisa no momento. Em nossa clínica, contamos com profissionais especializados, com as melhores soluções, pensando sempre em seu bem-estar. Disponibilizamos aos nossos pacientes os tratamentos sob os efeitos do óxido nitroso. Por isso, se você sofre com medo de ir ao dentista e deseja tornar essa experiência mais tranquila, entre em contato conosco e agende a sua consulta.