top of page

Como saber se preciso usar aparelho ortodôntico?



Os benefícios do aparelho vão além da estética. Esse método de tratamento, além de trazer um sorriso mais bonito, tem a função de melhorar a saúde e o bem-estar do paciente.


Uma pesquisa conduzida pela Associação Brasileira de Ortodontia em crianças concluiu que 85% das crianças podem precisar de tratamento ortodôntico.


Portanto, uma das principais dúvidas das pessoas quando passam pelo dentista é: como saber se preciso usar aparelho ortodôntico ou não? Para responder essa questão, é necessário entender que existem diversos detalhes que indicam a necessidade do uso do aparelho e que podem passar despercebidos.


Acompanhe o nosso artigo e veja se você se identifica com algum dos sinais citados.


O que são os aparelhos ortodônticos?


O aparelho ortodôntico é uma ferramenta indispensável para corrigir a posição dentária e óssea, seja para fins estéticos ou funcionais.


Eles podem ser utilizados tanto para o tratamento de alterações na mordida quanto para tratamento secundário para problemas como, cárie, periodontite, dor de cabeça e muitos outros.


Atualmente, existem diversos modelos disponíveis no mercado, dentre eles os fixos e os removíveis.


Os removíveis são indicados para pequenos movimentos dentários e pacientes em fase de crescimento. Os aparelhos fixos, por outro lado, são indicados para pacientes que necessitam de maior movimentação dentária, evitando assim inclinações indesejadas.


Indícios de que é preciso usar aparelho


Existem algumas indicações de que é preciso usar aparelho ortodôntico e nem sempre é fácil percebê-las. Confira alguns indícios mais comuns dessa condição abaixo.


Dentes separados


Dentes afastados uns dos outros podem indicar ser necessário utilizar aparelho. Em muitos casos, essa separação gradual pode fazer com que os outros dentes, ao fundo ou na frente, fiquem apinhados, gerando problemas na mordida e na saúde.


Problema na mordida


Algumas vezes, alterações na mordida podem ser bastante perceptíveis. Esse problema pode fazer com que a mordida seja comprometida, como é o caso da mordida cruzada anterior que faz com que os dentes frontais de baixo se projetem na frente dos dentes superiores.


Esse e outros problemas na mordida acabam prejudicando tanto a estética, quanto a qualidade de vida do paciente, tornando a necessidade do aparelho ortodôntico mais evidente.


Dentes tortos ou apinhados


Um dos sinais mais evidentes de que alguém precisa iniciar o tratamento com aparelho dental são dentes tortos ou apinhados.


Os dentes apinhados ou “encavalados” nascem no lugar errado e quase se sobrepõem. A razão para isso acontecer é que eles são muito grandes para caberem no maxilar.


Além de dificultar a higiene bucal, causar cáries, mau hálito e doenças periodontais, esses problemas deixam o sorriso desalinhado.


Dores e machucados


Um problema que pode produzir dor na mandíbula é o ranger dos dentes, conhecido como bruxismo. Dores de cabeça constantes também podem indicar a necessidade de usar aparelho.


Outro sinal é o costume de morder os lábios, língua e gengivas enquanto mastiga os alimentos repetidas vezes.


Se você verificar que há algo errado com como seus dentes se encaixam ou se posicionam, é importante consultar um especialista para detectar e realizar o tratamento apropriado.



Além disso, realizar visitas regulares ao dentista, especialmente o ortodontista, pode evitar que algum possível problema se agrave.


Em nossa clínica, possuímos uma equipe multidisciplinar para oferecer o que há de melhor em tratamento ortodôntico. Para agendar a sua consulta, entre em contato conosco.



Comments


bottom of page