top of page

Como manter a saúde bucal em dia nas viagens de fim de ano



Já planejou o destino e montou as malas para a viagem de fim de ano? É comum aproveitar essa época para curtir com a família, apreciar comidas típicas e conhecer novas culturas, porém, muitas vezes, acabamos descuidando do sorriso.


Dependendo do lugar ou a programação, se torna mais complicado realizar a higiene da boca, o que pode comprometer a saúde bucal. Mas ninguém deseja começar o ano com imprevistos na saúde, não é mesmo?


Pensando nisso, separamos algumas dicas de cuidados importantes para manter a saúde bucal mesmo durante o descanso no fim de ano. Confira!


Ande sempre com seu kit de higiene


A primeira dica é preparar um kit de higiene bucal com escova de dentes, enxaguante, creme e fio dental.


Esses itens serão importantes para realizar a manutenção da limpeza em qualquer lugar, seja na viagem, no aeroporto, ou até mesmo em um restaurante.


Mesmo em viagens, escovar os dentes após cada refeição, preferencialmente usando um modelo com cerdas macias, é essencial para manter a saúde bucal.


Beba muita água


Manter a hidratação do corpo é um hábito para todos os momentos, mas é ainda mais importante durante as festas de fim de ano.


A água tem o papel de manter a produção de saliva da boca, que ajuda a limpar os dentes e neutraliza manchas de alimentos e bebidas.


Verifique como está a sua saúde bucal antes das festas


Antes mesmo de viajar ou comemorar as festas, aproveite para realizar uma avaliação e exames necessários com o dentista.


O profissional verificará a saúde dos dentes, gengiva, se existem dores e até mesmo prevenir problemas e imprevistos futuros.

Tente manter uma alimentação balanceada


É normal nas festas de fim de ano ter uma alimentação um pouco mais exagerada, com opções ricas em açúcares, o que pode resultar em início de cárie dentária.


Usar o fio dental pelo menos uma vez ao dia ajuda a retirar essas partículas de alimentos que acabam ficando nos dentes, além de evitar o acúmulo de placa bacteriana.


Guarde os itens de higiene corretamente


Durante uma viagem, é comum levar a escova de dentes com uma capa protetora ou estojo para evitar que fique exposta e seja contaminada. Mas, logo após voltar para a casa ou até mesmo para o hotel, é indicado retirar a escova dessa proteção.


Lavar todos os acessórios, retirar todos os resíduos e deixá-la secar completamente para evitar entrar em contato com outras bactérias.


Tenha cuidado com alimentos muito duros


Alimentos mais rígidos, como castanhas e doces são muito comuns na mesa de Natal e Ano Novo, mas muito cuidado, eles podem causar fraturas ou microfraturas nos dentes.


A dica é ter muito cuidado ao mastigar, principalmente quem possui bruxismo ou utiliza aparelho ortodôntico, pois as chances de fratura aumentam.


Se você já está com a viagem do fim de ano marcada ou deseja iniciar o ano com a saúde bucal em dia, esse é o momento ideal para realizar a sua avaliação com a nossa equipe. Agende gratuitamente aqui.


Comentarios


bottom of page