Como escolher a escova de dente ideal?



Você sabe como escolher a escova de dente ideal? Ela é essencial para garantir uma higiene eficiente e a proteção dos dentes ao longo da vida, por isso, merece uma atenção especial.


Essa escolha precisa ser bem pensada, pois a escova tem a função de remover a placa bacteriana e os restos de alimentos que se ficarem acumulados podem causar cáries, gengivite, tártaro e outros problemas bucais.


As escovas estão diretamente relacionadas à saúde dental, portanto mostraremos neste artigo como escolher o modelo ideal e os principais tipos para você garantir uma ótima higiene bucal. Boa leitura!


Observe o formato da escova


O papel principal da escova de dente é remover a placa bacteriana e restos de alimentos que ficam na superfície dos dentes.


O ideal é que ela limpe um ou dois dentes de cada vez para acessar todos os dentes, incluindo os dentes posteriores.


Uma escova com cabeça pequena e arredondada, semelhante a uma escova infantil é a opção mais indicada, pois consegue alcançar as áreas mais escondidas e garantir uma higiene completa.


Escolha o cabo correto


Na escolha do cabo, é importante que a aderência seja boa para uma movimentação correta dentro da boca. A opção com cabo de borracha ergonômico é ideal para a estabilidade e para não machucar o interior da boca.


Verifique as cerdas


Saber escolher as cerdas da escova de dente faz toda a diferença, considerando que existem as curvadas, inclinadas, com borrachas, maiores na ponta, entre outros modelos.


É preferível sejam macias, homogêneas e com uma boa quantidade de cerdas nos tufos para garantir uma boa limpeza, sem machucar a gengiva e danificar o esmalte dos dentes.


Peça ajuda ao seu dentista


O dentista é o profissional ideal para indicar como escolher a melhor opção de escova de dente para a sua boca, para a sua rotina e para o seu momento de vida.


Além disso, ele poderá tirar todas as dúvidas sobre higiene bucal, como escovar os dentes, a maneira certa de passar o fio dental e até a forma correta de usar o enxaguante bucal.


Tipos de escova de dente


Para escolher a escova de dente perfeita, é preciso considerar os tipos disponíveis que melhor atendem as necessidades na hora de realizar uma higienização eficiente. Confira os principais modelos.


Escova elétrica


A escova elétrica é uma excelente opção para aqueles que desejam autonomia, principalmente se apresentam dificuldades na escovação.


Ela proporciona uma higiene eficaz e promove a remoção da placa bacteriana apenas encostando as cerdas nos dentes, enquanto o equipamento realiza todos os movimentos necessários.


Escova infantil


Para as crianças, é preferível utilizar escovas apropriadas para a idade, com tamanhos diferentes em cada fase da vida do pequeno. Além de ser mais interessante, torna a higienização mais divertida, com materiais que não agridem os dentes e gengivas do bebê ou criança.


Escova interdental


Para quem utiliza aparelho fixo, pode optar pela escova interdental, que possui tufos distribuídos em um formato especial para limpar todos os espaços, bráquetes e os fios.


No caso das próteses dentárias, a escova com cerdas mais duras proporciona uma higienização correta.


Se você gostou desse artigo, leia também a nossa matéria “Conheça as especialidades da odontologia” e aprenda um pouco mais sobre as diferentes áreas dos dentistas.


Para agendar a sua avaliação e saber mais sobre a escolha da escova de dente ideal e a correta higienização, entre em contato com a nossa equipe especializada.