top of page

Cáries: como o consumo de açúcar afeta a saúde dos dentes



O açúcar está presente nos mais diversos alimentos, sendo associado às receitas mais calóricas. Mas, não é somente ao paladar que esse ingrediente está relacionado, já que o seu consumo em excesso pode gerar vários problemas na saúde bucal, inclusive cáries dentárias.


Você sabia que a cárie dental é a segunda doença bucal mais comum do mundo?

É o que relata um estudo publicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).


Entenda melhor como o consumo de açúcar afeta a saúde dos dentes, por meio da cárie, e como adotar maneiras de prevenir esse problema.


O que é a cárie?


A cárie é uma doença que consiste na deterioração e/ou destruição da estrutura dental, os tecidos calcificados do dente. Ela normalmente aparece pela ação de bactérias que produzem ácidos e formam cavidades.


Os fatores que influenciam o aparecimento das cáries são os hábitos, como falta de escovação, falta do uso do fio dental, alimentação, flúor presente no creme dental e até mesmo a hereditariedade.


Como o açúcar contribui para o aparecimento de cárie?


Consumir alimentos ricos em açúcar está diretamente relacionado ao aparecimento de cárie nos dentes. A sacarose, um composto de açúcar, contribui para a fermentação bacteriana, produzindo ácido lático, que corrói a superfície do dente e causa cáries.


Entretanto, comer doces é apenas uma das causas desse problema e não é a única. Quando uma pessoa come muito açúcar de uma só vez, o organismo irá metabolizar rapidamente.


Já quando consumido em diversas porções, os dentes ficam mais expostos e contribui para o desenvolvimento de cárie. Ou seja, o maior risco está no consumo frequente de açúcar, não na quantidade total de alimentos ingeridos. Até porque, dificilmente as pessoas escovam os dentes após comer aquela balinha no meio do dia, não é mesmo?


Como prevenir?


É possível prevenir o surgimento de cárie seguindo algumas dicas simples. Confira!


Escolha melhor os alimentos


Para prevenir o aparecimento de cárie, não é necessário eliminar os açúcares das refeições, já que grande parte dos alimentos possui esse ingrediente de alguma forma.


Manter uma melhor alimentação e reduzir a quantidade de açúcares pode controlar o tempo em que os dentes ficam expostos aos ácidos bacterianos. Confira algumas dicas para adotar:


• evitar alimentos doces pegajosos, que permanecem na boca por um longo período;

• limitar comidas ricas em açúcar e processados e após consumir, escovar os dentes;

• moderar o consumo de cítricos e álcool;

• beber bastante água ajuda a limpar a boca e estimula a salivação;

• e adotar uma dieta equilibrada em frutas, legumes, verduras, proteínas, grãos e gorduras boas.


Mantenha uma boa higiene bucal


A higiene bucal é uma etapa importante nos cuidados com a saúde bucal. Ela não só remove os restos de comida dos dentes, como também evita que as gengivas fiquem inflamadas.


Abaixo estão algumas dicas importantes para prevenir essa condição em adultos e crianças:


• realizar a higiene completa dos dentes e língua após as refeições;

• utilizar o fio dental pelo menos 1 vez ao dia;

• usar creme dental com flúor;

• e trocar a escova de dentes periodicamente.


Tenha cuidados preventivos


As cáries nem sempre são visíveis ou provocam sintomas, por isso quanto mais cedo forem identificadas, mais fácil será tratar.


Além disso, mesmo com uma rotina de higiene bucal adequada, as bactérias podem se multiplicar e uma vez que a placa bacteriana endurece e forma o tártaro, as chances de surgirem cáries são grandes.


Realizar consultas e limpeza dos dentes regularmente com um dentista de confiança é imprescindível.


Dessa forma, o profissional poderá realizar uma avaliação, apresentar orientações e identificar os primeiros sinais de cáries e tratá-las previamente, evitando maiores danos à saúde bucal.


Caso você precise realizar uma avaliação, entre em contato com a nossa equipe. Contamos com profissionais especializados para oferecer o que há de melhor em orientações e tratamento odontológico.





Comments


bottom of page